Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da tecnica de precessao livre no estado estacionario para aumento da razao sinal ruido em espectros de rmn de alta resolucao.

Processo: 07/01560-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Poliana Macedo dos Santos
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética nuclear

Resumo

Apesar da ressonância magnética nuclear (RMN) ser uma das técnicas mais utilizadas nas análises de amostras químicas e biológicas, o seu sinal é de baixa amplitude e precisa ser promediado com um grande número de espectros para se obter uma boa razão sinal ruído (S/R). Uma vez que o intervalo de tempo (Tp) entre os espectros deve ser da ordem ou maior que o tempo de relaxação longitudinal (T1), o tempo total de um experimento de RMN pode demorar até dias para ser realizado.Recentemente demonstramos que as seqüências de pulsos de precessão livre no estado estacionário (SSFP) pode ser usada para melhorar a S/R em experimento de RMN de baixa resolução, uma vez que Tp é independente de T1, o que permite adicionar até milhares de espectros por segundo e obter um ganho de dezenas de vezes na S/R para o mesmo tempo de análise da RMN convencional.Um desafio que vem desde a introdução da técnica de pulso e transformada de Fourier, introduzida por Ernest e Anderson em 1966 é o uso da técnica SSFP na melhoria da S/R de RMN espectros de alta resolução, sem a introdução de anomalias de fase e amplitude. Houve apenas duas propostas (Freemann-Hill e Schwenk) para solucionar o problema, mas não foram adotas pela comunidade usuários de RMN por não ser de uso geral e dificuldades instrumentais.Assim, o objetivo deste trabalho para doutorado direto será avaliar as seqüências propostas por Freemann-Hill e Schwenk em face das novas tecnologias instrumentais, bem como propor e avaliar novas seqüências SSFP com alternância da fase dos pulsos, para melhorar a S/R em pelo menos três vezes em relação ao mesmo tempo dos métodos, dependente de T1. Também pretende-se aplicar essas metodologias SSFP para análise de RMN de alimentos como carne bovina e derivados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, POLIANA MACEDO DOS; SOUZA, ANDRÉ ALVES DE; COLNAGO, LUIZ ALBERTO. Supressão das anomalias de fase e batimentos laterais em espectros de RMN 13c obtidos com a sequência de precessão livre no estado estacionário. Química Nova, v. 33, n. 4, p. 954-956, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.