Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da taxa de ovulacao e sua correlacao com diametro folicular e isoformas de rnam para receptores de lh, em vacas da raca nelore.

Processo: 07/51367-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Ciro Moraes Barros
Beneficiário:Renato Arantes Lima Simoes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gado Nelore   Hormônio luteinizante   Ovulação   Bos taurus indicus   Folículo ovariano

Resumo

O Brasil é atualmente o maior exportador mundial de carne bovina. Possui o maior rebanho comercial do mundo (mais de 207 milhões de cabeças), constituído em sua maioria de animais da raça Nelore (Bos taurus indicus). Com o avanço do conhecimento sobre o crescimento folicular bovino, tornou-se possível a manipulação farmacológica do ciclo estral e o desenvolvimento de protocolos hormonais amplamente utilizados para facilitar tanto a inseminação artificial (IA), quanto a transferência de embriões (ín vivo ou in vitro). Um dos aspectos críticos destes protocolos é o controle preciso do momento da ovulação. Porém, ainda existe controvérsia na literatura a respeito do momento em que os folículos ovarianos adquirem receptores para LH (LHr). Segundo alguns autores o futuro folículo dominante adquire LHr antes da fase de divergência folicular enquanto que outros reportam que a expressão de RNAm para LHr ocorre após a divergência folicular. Além disso, o tamanho do folículo no momento em que o mesmo adquire receptores para LH pode variar de acordo com a raça bovina. Considerando-se a controvérsia na literatura e a importância dos receptores de LH para a ovulação, objetiva-se com o presente trabalho verificar a correlação entre diâmetro folicular, taxa de ovulação e isoformas de RNAm para LHr, nas células da granulosa e da teca de fêmeas da raça Nelore. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMOES, Renato Arantes Lima. Determinação da taxa de ovulação e sua relação com diâmetro folicular e isoformas de mRNA para receptor de LH, em vacas da raça Nelore. 2009. 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.