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Características da linguagem pragmática e da elaboração textual: estudo comparativo

Processo: 07/53746-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Juliana Faleiros Paolucci
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pragmática   Avaliação da linguagem   Testes de linguagem   Escrita manual   Crianças em idade escolar

Resumo

A pragmática é uma função da linguagem que compreende os fatores contextuais que determinam os usos linguísticos nas situações de comunicação e inclui a consciência que o indivíduo deve ter para introduzir, modificar ou omitir um tópico de discurso, de modo a permitir que o ouvinte, ou o leitor, compreenda plenamente o enunciado. Quanto à escrita, seu uso funcional não se limita ao domínio do sistema alfabético nem tampouco se restringe ao aprendizado de regras de ortografia. É necessária competência para utilizar regras lexicais, semânticas e gramaticais de modo a permitir a produção de conteúdos com significado. Estes, por sua vez, devem atingir objetivos pré-estabelecidos que cumpram diferentes funções de comunicação e relações inter-pessoais, sociais, educacionais, institucionais, governamentais, entre outras. A literatura indica a existência de relação entre dificuldades pragmáticas e diferentes transtornos da linguagem, mas ainda são poucos os estudos que se dedicam à pesquisa da inter-relação da comunicação escrita e da linguagem pragmática. Sendo assim, este estudo tem o objetivo de investigar a existência de relações entre a função pragmática da linguagem e a elaboração e produção escrita de textos em escolares de diferentes séries do ensino fundamental. Para o alcance do objetivo proposto, serão selecionadas 120 crianças regularmente matriculadas na 3ª, 4ª, 5ª e 6a séries (4º, 5º, 6º e 7º anos) do Ensino Fundamental. As crianças serão submetidas à triagem fonoaudiológica, avaliação da produção escrita e da função pragmática da linguagem. (AU)

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