Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da extrusão nas características tecnológicas da farinha de amaranto (Amaranthus cruentus L. BRS-Alegria)

Processo: 07/01907-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 12 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Alfredo Gomes Arêas
Beneficiário:Bruna Menegassi
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Amaranthus   Alimentos funcionais   Extrusão (tecnologia de alimentos)

Resumo

Introdução: O amaranto, um pseudo-cereal originário dos Andes, é considerado um alimento funcional devido às suas propriedades de redução de colesterol plasmático. Tem sido utilizado sob diversas formas na alimentação humana e sua aplicação industrial pode ser ampliada através de uma farinha instantânea como um ingrediente alimentício para um grande número de preparações. Uma das tecnologias industriais viáveis para a obtenção de uma farinha com esta característica é a extrusão. Objetivo: O presente projeto se propõe a produzir farinha extrusada de amaranto e caracterizá-la quanto ao seu aspecto geral e características tecnológicas. Metodologia: A extrusão do material será efetuada em uma extrusora de laboratório. Será realizada a avaliação mecânica dos extrusados e, após moídos para obtenção das farinhas, serão avaliadas nestas as características: composição centesimal, granulometria, cor, índice de absorção de água, índice de solubilidade em água, grau de gelatinização e viscosidade. A modelagem do processo e otimização das condições para produção do produto mais adequado será efetuada pela metodologia de superfície de resposta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENEGASSI, BRUNA; PILOSOF, ANA M. R.; AREAS, JOSE A. G. Comparison of properties of native and extruded amaranth (Amaranthus cruentus L. - BRS Alegria) flour. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 44, n. 9, p. 1915-1921, NOV 2011. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEGASSI, Bruna. Efeito da extrusão nas características tecnológicas da farinha de amaranto (Amaranthus cruentus L BRS-Alegria). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.