Busca avançada
Ano de início
Entree

Incorporação de um metacrilato com ação antimicrobiana em uma resina acrílica para base protética: caracterização química e efeito sobre resistência flexural e temperatura de transição vítrea

Processo: 07/02008-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marco Antonio Compagnoni
Beneficiário:André Gustavo Paleari
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Próteses e implantes   Anti-infecciosos   Resinas acrílicas

Resumo

A grande maioria dos pacientes usuários de próteses parciais e totais são, normalmente, idosos e apresentam limitações relacionadas à higienização dessas próteses. Dessa forma, essas próteses tornam-se um ambiente propício para proliferação e sobrevivência de microorganismos orais e para a formação de biofilme. Tendo em vista que bactérias resistentes a múltiplos agentes antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções bucais, é notória a necessidade de se encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas capazes de terem uma ação mais eficaz, duradoura e com baixa toxicidade. O objetivo deste estudo será (1) sintetizar e caracterizar uma resina acrílica para base protética combinada a um metacrilato (2 tert-butilaminoetil); (2) avaliar a influência da incorporação deste metacrilato na resistência à flexão da resina acrílica. Serão confeccionados espécimes de formato retangular a partir de uma resina acrílica termopolimerizável (Lucitone 550) contendo diferentes concentrações do metacrilato 2 tert-butilaminoetil (0, 1,5; 3 e 5%). Em seguida, os espécimes serão submetidos à espectroscopia de infravermelho, à análise de espalhamento superficial de elétrons com análise química e à análise térmica via calorimetria diferencial de varredura com a finalidade de caracterizar a interação química entre a resina acrílica para base protética e o metacrilato e também os diferentes grupos químicos superficiais na resina acrílica modificada. Também serão confeccionados espécimes com dimensões recomendadas pela ISO/FDIS 1567, contendo diferentes concentrações do metacrilato 2 tert-butilaminoetil (0, 1,5; 3 e 5%) que serão submetidos ao ensaio de flexão em três pontos sob uma velocidade constante de 5mm/min até a fratura do espécime.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALEARI, ANDRE GUSTAVO; MARRA, JULIE; PERO, ANA CAROLINA; RODRIGUEZ, LARISSA SANTANA; RUVOLO-FILHO, ADHEMAR; COMPAGNONI, MARCO ANTONIO. Effect of incorporation of 2-tert-butylaminoethyl methacrylate on flexural strength of a denture base acrylic resin. Journal of Applied Oral Science, v. 19, n. 3, p. 195-199, MAY-JUN 2011. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PALEARI, André Gustavo. Incorporação de um metacrilato com ação antimicrobiana em uma resina acrílica para base protética: caracterizaçãp Química e efeito sobre resistência flexural e temperatura de transição vítrea. 2009. 102 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.