Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de antígenos do carrapato Rhipicephalus microplus por soros de bovinos resistentes e suscetíveis

Processo: 07/51532-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Beatriz Rossetti Ferreira
Beneficiário:Gustavo Rocha Garcia
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Soro   Anticorpos   Western blotting

Resumo

Carrapatos causam enormes prejuízos à produção animal. O desenvolvimento de alternativas para o seu controle depende do conhecimento sobre as bases da interface hospedeiro/parasita. Componentes presentes na saliva do carrapato medeiam sua evasão da resposta imune do hospedeiro. Bovinos apresentam fenótipos contrastantes e herdáveis quanto à intensidade de infestações com carrapatos. Esses fenótipos são mediados por respostas imunes qualitativamente diferentes. Carrapatos alimentados em bovinos resistentes não fazem uma refeição de sangue adequada e apresentam menor eficiência reprodutiva. Nesse intuito o projeto visa empregara imunologia reversa para descobrir antígenos de Rhipicephalus (Boophilus) microplus que induzem resposta humoral protetora em bovinos para desenvolvimento de vacina multicomponente e multiefetor anti-carrapato do boi. Para tal, pretendemos identificar e caracterizar parcialmente componentes protéicos de saliva de fêmeas e de extrato de larva não alimentadas reconhecidos por anticorpos IgG de bovinos geneticamente resistentes e suscetíveis ao carrapato e infestados com larvas, ninfas e adultos; triar banco de clones gerados de bibliotecas de cDNA de glândulas salivares de ninfas, machos e fêmeas e de larvas de R. microplus com pools de soros de bovinos geneticamente resistentes ou suscetíveis ao carrapato e infestado ou não com carrapatos para identificação de antígenos parasitários que induzem anticorpos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, GUSTAVO ROCHA; MARUYAMA, SANDRA REGINA; NELSON, KRISTINA T.; CHAVES RIBEIRO, JOSE MARCOS; GARDINASSI, LUIZ GUSTAVO; MENDES MAIA, ANTONIO AUGUSTO; FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI; KOOYMAN, FRANS N. J.; DE MIRANDA SANTOS, ISABEL K. F. Immune recognition of salivary proteins from the cattle tick Rhipicephalus microplus differs according to the genotype of the bovine host. PARASITES & VECTORS, v. 10, MAR 14 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.