Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem numérica conjunta de processos sedimentares e tectônicos em bacias sedimentares

Processo: 06/06881-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Naomi Ussami
Beneficiário:Victor Sacek
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacias sedimentares   Modelos matemáticos

Resumo

A modelagem, em geral numérica, de processos sedimentares de erosão, transporte e deposição de sedimentos tem sido usada na indústria do petróleo para modelar sequencias estratigráficas no tempo geológico e testar modelos conceituais de bacias sedimentares, para simular processos sedimentares em escala de tempo geológico e em dimensões regionais é imprescindível à inclusão de processos tectônicos que influenciam e são influenciados pela dinâmica sedimentar. Na maioria dos modelos que levam em consideração processos tectônicos na dinâmica sedimentar, a subsidência e o soerguimento são impostos no problema, sem levar em conta a influência do peso do pacote sedimentar. Outros modelos mais sofisticados consideram efeitos flexurais de forma simplificada, através da aproximação bidimensional com ou sem variação lateral de rigidez. O objetivo deste projeto é propor um novo modelo de evolução de bacias sedimentares, buscar uma solução numérica e desenvolver um software que possa simular processos sedimentares considerando efeitos tectônicos para o caso 3-D de forma que estes processos estejam acoplados. Para isto será utilizada a solução já obtida para a flexura tridimensional de placas litosféricas usando o método dos elementos finitos. Pretende-se incluir interação com fatores climáticos e mudança do nível do mar e a partir da revisão de modelos já propostos que descrevam a dinâmica sedimentar, buscar aquele ou propor um novo mais adequado à proposta de modelar conjuntamente os processos sedimentar e tectônico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACEK, V.; BRAUN, J.; VAN DER BEEK, P. The influence of rifting on escarpment migration on high elevation passive continental margins. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, v. 117, APR 19 2012. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.