Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e prevalencia de agentes rickettsiais (rickettsiales: anaplasmataceae) em cervo-do-pantanal (blastocerus dichotomus), utilizando metodos sorologicos e moleculares.

Processo: 07/52181-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 19 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Rosangela Zacarias Machado
Beneficiário:Ana Beatriz Vieira Sacchi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Anaplasmataceae   Prevalência   Sequenciamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anaplasmataceae | Blastocerus Dichotomus | Prevalencia | Sequenciamento

Resumo

Membros da família Anaplasmataceae, pertencentes à Ordem Rickettsialles, compreendem um grupo de bactérias gram negativas intracelulares obrigatórias que infectam células eucarióticas e apresentam como vetores principais os carrapatos. Atualmente, as infecções animais e humanas por Anaplasmataceae estão sendo reconhecidas como importantes e potencialmente fatais enfermidades transmitidas por artrópodes. No Brasil, a detecção do DNA de Ehrlichia chaffensis e Anaplasma marginale em amostras de sangue de cervos-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) provenientes da área de instalação da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, no Rio Paraná, já constitui um sinal de alerta. Tal fato demonstra a necessidade de maiores avaliações epidemiológicas de animais silvestres da fauna brasileira no que se refere às infecções erliquiais, as quais poderão vir a ser de grande importância para a Saúde Pública nos próximos anos. Assim, o presente trabalho propõe a continuação do estudo de identificação e determinação da prevalência de agentes rickettsiais tais como Ehrlichia chaffeensis, E. ewingii, E. canis, Anaplasma marginale, A. phagocytophilum e Neorickettsia risticii em 100 amostras de sangue total e soro sangüíneo de cervos-do-pantanal (B. dichotomus), por meio da utilização da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) e seqüenciamento das amostras de DNA obtidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SACCHI, Ana Beatriz Vieira. Identificação e Prevalência de Agentes Rickettsiais (Rickettsiales: Anaplasmataceae) em Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) utilizando métodos sorológico e molecular. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.