Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização do padrão de expressão de dois transcritos alternativos do gene dapper 1 gerados por splicing 3 alternativo do exon 4

Processo: 06/05374-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Lúcia Elvira Álvares
Beneficiário:Débora Rodrigues Sobreira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia do desenvolvimento   Fator de crescimento transformador beta   Proteínas Wnt

Resumo

Dentre as vias de sinalização responsáveis pela Embriogênese, àquelas ativadas pelas moléculas Wnt e Nodal possuem um papel de destaque, uma vez que suas atividades são responsáveis por processos-chave que ocorrem desde a especificação dos folhetos germinativos e dos eixos corporais até a organogênese. Em adição, sinais Wnt e Nodal são importantes para a vida pós-natal, atuando na manutenção da homeostase dos tecidos adultos. As proteínas da família Dapper (Dpr) foram descobertas em estudos buscando isolar moléculas capazes de interagir com as vias Wnt e Nodal, e posteriormente caracterizadas como moduladoras destes sinais. Devido a sua ação moduladora, as moléculas Dpr estão envolvidas em diversos processos do desenvolvimento, tais como especificação dos tecidos neurais, movimentos morfogenéticos, desenvolvimento dos olhos e cardiogênese. Essa multifuncionalidade está relacionada à presença de cinco domínios estruturais nestas proteínas, que têm sido conservados nos mais diferentes vertebrados. Apesar da importância dos genes Dpr, ainda não foi realizado um estudo detalhado descrevendo o seu padrão de expressão em embriões de galinha, um importante modelo para estudos do desenvolvimento. Assim, este projeto de pesquisa tem como intuito principal caracterizar o perfil de expressão destes genes em aves, além de identificar marcadores moleculares que sejam co-expressos em estruturas ou órgãos dos embriões. Estas informações irão permitir a publicação de um trabalho de expressão dos genes Dpr em aves, bem como gerar dados para a realização de ensaios funcionais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOBREIRA, Débora Rodrigues. Identificação de uma nova variante do gene Dapper1 gerada por splicing alternativo durante o desenvolvimento de vertebrados e sua analise numa abordagem evolutiva. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.