Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da estrutura tridimensional da L-aminoácido oxidase de Bothops atrox e suas interações in vitro e in vivo

Processo: 07/51700-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Suely Vilela
Beneficiário:Raquel de Melo Alves Paiva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/54855-0 - Toxinas animais: estrutura, função e aplicações biotecnológicas, AP.TEM
Assunto(s):Apoptose   Ciclo celular   Expressão gênica   L-aminoácido oxidase

Resumo

As toxinas animais são capazes de comprometer o ciclo de determinadas atividades biológicas como apoptose, ciclo celular, inflamação, necrose tecidual, requerendo assim estudos mais aprofundados para o entendimento desses mecanismos. Tendo em vista estas informações, o presente projeto tem como objetivo investigar a ação da proteína LAAOBatrox nas linhagens tumorais Jurkat, B16F10 e PC12 de forma que a ação desta proteína em células normais não de mostrou atividade tóxica relevante. Para tanto, utilizaremos parâmetros de análise na indução de células apoptóticas por citometria de fluxo e técnicas de fluorescência, além da inibição de substâncias como H202 que possivelmente sejam responsáveis pelas ações apoptóticas. Em outra abordagem, serão realizados tratamentos in vivo com a LAAOBatrox em animais estimulados com as linhagens tumorais, verificando as vias de atuação (p53) e reparo de DNA, ciclo celular, produção de anticorpo monoclonal para verificação da possibilidade de um receptor ligante e local da ligação, além de avaliar seu efeito como agente bactericida, fungicida e leishmanicida. Para caracterização estrutural, a LAAOBatrox será analisada em métodos de cristalografia para melhor entendimento estrutural desta proteína. Estes dados favorecerão o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais direcionadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, RAQUEL MELO; FELICIANO, PATRICIA ROSA; SAMPAIO, SUELY VILELA; NONATO, MARIA CRISTINA. A rational protocol for the successful crystallization of l-amino-acid oxidase from Bothrops atrox. ACTA CRYSTALLOGRAPHICA SECTION F-STRUCTURAL BIOLOGY COMMUNICATIONS, v. 67, n. 4, p. 475-478, APR 2011. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Raquel de Melo Alves. Analise da estrutura tridimensional da L-aminoácido oxidase de Bothrops atrox e suas interações biológicas in vitro e in vivo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.