Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de eletrólitos sólidos condutores protônicos para células a combustíveis operacionais com metano

Processo: 07/51631-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Reginaldo Muccillo
Beneficiário:Olavo Rodrigues de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53241-9 - Estudo de fenômenos intergranulares em materiais cerâmicos, AP.TEM
Assunto(s):Sinterização   Células de combustível   Eletrólitos poliméricos   Metano

Resumo

Serão sintetizados compostos eletrocerâmicos à base de oxido de zircônio, de cério e de ítrio, zirconato de bário BaYxZr1-xO3 para 0<x<0,4 por meio de técnica cerâmica convencional. O tamanho médio de partículas será controlado por meio de moagem em moinho atritor. O interesse nesses materiais está em sua utilização na montagem de dispositivos para a produção de energia elétrica, células a combustível de oxido sólido, com alta eficiência em temperaturas na faixa 500-800C e sem degradação substancial do meio ambiente. Os materiais serão analisados por meio de difração de raios X para a confirmação da formação dos compostos, e por espalhamento laser para avaliação da distribuição de tamanho médio das partículas. Será feito o estudo da sinterização de corpos de prova cilíndricos de 25 mm de diâmetro para a montagem de células de teste. O comportamento elétrico será analisado por meio da técnica de espectroscopia de impedância na faixa de freqüências 5 Hz-13 MHz e de temperatura 500-800C. Serão montadas células simétricas do tipo Pt/zirconato de bário/Pt e Pt/zirconato de bário/Au para avaliação do comportamento elétrico sob pressão diferencial metano-ar entre os eletrodos da célula simétrica. As curvas de polarização elétrica nestas células permitirão avaliar o funcionamento das células sob metano. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Olavo Rodrigues de. Desenvolvimento de condutores protonicos ceramicos para Operação de celulas a combustivel de oxido solido com combustiveis metano e hidrogenio. 2009. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.