Busca avançada
Ano de início
Entree

O(s) Sócrates de Nietzsche: uma leitura d'O Nascimento da Tragédia

Processo: 07/52814-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Oswaldo Giacoia Junior
Beneficiário:Wander Andrade de Paula
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ética (filosofia)   Metafísica   Tragédia (literatura)

Resumo

A pesquisa pretende apresentar as diferentes facetas de Sócrates no Nascimento da Tragédia, de Friedrich Nietzsche. Analisaremos, para isso, a interpretação nietzscheana da morte da tragédia pelo efeito da ação combinada de Sócrates e Eurípides e, principalmente, quais as conseqüências geradas por essa destruição, que vão muito além do campo da arte. Examinaremos como a arte era produzida instintivamente pelo grego antigo e como ela passou a ser produzida de modo consciente a partir de Eurípides, invertendo a relação que o grego antigo mantinha com a tragédia. Reconstituiremos as análises de Nietzsche sobre a oposição entre pessimismo trágico e otimismo teórico, sobre o papel da arte como transfiguração e superação do pessimismo, bem como sobre a relação entre otimismo socrático e modernidade. Merecerá atenção especial a originalidade da leitura nietzscheana da Grécia clássica, assim como sua oposição à filologia acadêmica de seu tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Wander Andrade de. O(s) Socrates de Nietzsche : uma leitura d'O nascimento da tragedia. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.