Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de polimorfismos relacionados ao metabolismo da homocisteína e sua associação com fatores dietéticos e hiperomocisteinemia em mulheres de baixa renda de São Paulo

Processo: 07/53044-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Marly Augusto Cardoso
Beneficiário:Lana Carneiro Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Dieta   Homocisteína   Saúde da mulher   Micronutrientes

Resumo

Hiperomocisteinemia é um fator de risco para defeitos no tubo neural e doenças vasculares e neurodegenerativas, e possui determinantes nutricionais, metabólicos e genéticos. Estudos sobre prevalência de polimorfismos relacionados ao metabolismo da homocisteína (hcy) e sua relação com dieta e concentrações plasmáticas de hcy na população brasileira são ainda escassos. Objetivo. Investigar a prevalência de polimorfismos das enzimas metilenotetraidrofolato redutase (MTHFR), metionina sintase (MS), metionina sintase redutase (MSR) e do carreador de folato (CF) e sua associação com fatores dietéticos e hiperomocisteinemia em mulheres de baixa renda de São Paulo. Metodologia. Serão utilizados dados de 1.676 mulheres de 21 a 65 anos de um estudo de caso-controle sobre consumo alimentar e lesões neoplásicas do colo uterino. Ingestão alimentar usual foi avaliada por questionário de freqüência alimentar. Concentrações séricas de ácido fólico e vitamina B12 foram analisadas por técnica de fluoroimunoensaio e concentrações plasmáticas de hcy e vitamina B6 por Cromatografia Líquida de Alta Performance em fase reversa. A detecção dos polimorfismos MTHFR C677T, MTHFR A1298C, MS A2756G, MSR A66G e CF G80A será realizada por técnica de Reação de Cadeia de Polimerase (Polymerase Chain Reaction - PCR, em inglês). A associação entre variáveis dietéticas e concentrações plasmáticas ou séricas de hcy, ácido fólico e vitaminas B12 e B6 segundo presença/ausência e tipo de polimorfismo será avaliada em modelos de regressão logística múltiplos. A análise dos dados será realizada com auxílio do programa de computador SAS versão 9.1. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, LANA CARNEIRO; CARDOSO, MARLY AUGUSTO. Recommendations for folate intake in women: implications for public health strategies. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, n. 11, p. 2011-2026, NOV 2010. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Lana Carneiro. Frequência de poliformismos relacionados ao metabolismo do folato e fatores associados às concentrações de homocisteína em mulheres de baixa renda de São Paulo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.