Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego do método de refração sísmica profunda para a determinação da estrutura crustal da Zona Transversal e meridional da Província Borborema, Nordeste do Brasil

Processo: 06/06296-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jesus Antonio Berrocal Gomez
Beneficiário:Marcus Vinicius Aparecido Gomes de Lima
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sismologia

Resumo

A Província Borborema é um mosaico complexo de blocos crustais, aparentemente amalgamados em conseqüência de processos geológicos que se realizaram em várias etapas ao longo de amplo intervalo de tempo, mas que devem sua configuração final à Orogenia Brasiliana, ocorrida no final do Neoproterozóico e início do Fanerozóico. Intenso plutonismo granítico em toda a região, associado a deformação essencialmente transcorrente, responsável pela formação de uma série de grandes lineamentos de escala continental foram geradas por esse evento. Embora estudados em grande detalhe, essas estruturas são atualmente objeto de controvérsia, havendo hipóteses desde aquelas que esses lineamentos podem representar importantes suturas crustais, até as que tais estruturas seriam zonas de cisalhamento de menor importância. Em função das excelentes condições de exposição, a Província Borborema apresenta um arcabouço geológico e estrutural razoavelmente bem conhecido, mercê dos levantamentos geológicos das últimas décadas, dos levantamentos gravimétricos e aerogeofísicos mais recentes e do considerável avanço propiciado por estudos geoquímicos e isotópicos, que oferecem base sólida para abordar questões geotectônicas maiores. É com essa finalidade que foi proposto o projeto “Estudos geofísicos e tectônicos na Província Borborema, Nordeste do Brasil” o qual foi aprovado em 2005 dentro do programa Institutos do Milênio do MCT/CNPq. Entre os estudos propostos nesse projeto se encontram os experimentos de refração sísmica profunda, com linhas sísmicas que possam atingir se possível, até a base da litosfera. O presente projeto de pesquisa será desenvolvido utilizando os dados dos experimentos de refração sísmica profunda coletados sobre as regiões correspondentes ao domínio Rio Grande do Norte e à Zona Transversal da Província Borborema.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, MARCUS VINICIUS A. G.; BERROCAL, JESUS; SOARES, JOSE E. P.; FUCK, REINHARDT A. Deep seismic refraction experiment in northeast Brazil: New constraints for Borborema province evolution. Journal of South American Earth Sciences, v. 58, n. SI, p. 335-349, MAR 2015. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.