Bolsa 06/06412-5 - Rhodophyta, Macroalgas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição e atividade biológica de compostos voláteis de macroalgas vermelhas da costa brasileira (Rhodophyta)

Processo: 06/06412-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Ernani Pinto Junior
Beneficiário:Vanessa Gressler
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rhodophyta   Macroalgas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:algas marinhas | Atividade biológica | compostos volateis | Determinação Estrutural | óleos essenciais | Rhodophyta | Bioprospecção de Produtos Naturais de Algas Marinhas

Resumo

O oceano apresenta uma vasta biodiversidade de espécies, entre elas as algas marinhas, as quais são usadas principalmente como fonte de alimentos, de produtos naturais e para uso medicinal. Embora o Brasil disponha de uma grande extensão litorânea, os investimentos da iniciativa privada e/ou do Governo do Estado de São Paulo no cultivo de algas e sua exploração comercial são escassos. No contexto nacional, poucos são os grupos de pesquisa ou empresas que se dedicam ao estudo de produtos naturais ativos extraídos de algas, portanto a investigação de novos produtos naturais bioativos extraídas destes organismos são de extrema importância. Apesar de alguns trabalhos relevantes mostrarem a relação entre óleos essenciais (OE)/compostos voláteis (CV) de algas (Rhodophyta) e atividade biológica, ainda é pouco significativo o número de artigos na literatura frente à biodiversidade encontrada. Por essa razão, o objetivo deste projeto é verificar a presença de OE e CV em espécies de algas vermelhas que habitam o litoral brasileiro, caracterizar quimicamente estas substâncias, bem como verificar a atividade antimicrobiana e antioxidante destes óleos. Para isso, serão utilizadas diferentes técnicas de extração dos compostos de interesse, técnicas cromatográficas como CG-MS, HPLC, CCD, entre outras, e espectroscópicas como UV-VIS, RMN, IV e MS. Este projeto conta com o apoio financeiro do CNPq, CT-Saúde Edital 10, N.º 554660/2006-7, o qual foi recentemente contemplado para o nosso grupo, e também vislumbra a geração de registros e que sejam depositadas patentes relacionadas ao uso farmacêutico e cosmético de interesse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRESSLER, Vanessa. Composição química e potencial biológico das algas vermelhas marinhas Laurencia filiformis, Laurencia intricata, Plocamium brasiliense e Ochtodes secundiramea da costa brasileira. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.