Busca avançada
Ano de início
Entree

Polifonia e emoções: estudo sobre a constituição da subjetividade em 'Crime e Castigo' de Dostoiévski

Processo: 07/52450-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Bruno Barretto Gomide
Beneficiário:Priscila Nascimento Marques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Emoções   Literatura russa

Resumo

Com este projeto propõe-se um estudo monográfico do romance 'Crime e castigo' de Fiódor Dostoiévski no que tange aos processos de composição e recursos formais dos quais se serviu o autor. Pretende-se ainda estender as reflexões suscitadas por essas características, mediante a identificação e desenvolvimento de interfaces entre a literatura e outras áreas do saber, tais como: Estética, História, Psicologia. Dessa forma, busca-se realizar um estudo de caráter interdisciplinar, cujo objeto é o próprio romance, mas cujo enfoque é duplo, uma vez que ele será visto "por dentro", no que diz respeito ao aspecto formal e "por fora", isto é, naquilo que esta forma suscita para além da própria obra. A pesquisa será realizada mediante um levantamento bibliográfico inicial que abarcará: considerações acerca da Filosofia da Arte, a especificidade da literatura de Dostoiévski, aspectos relevantes do contexto histórico da Rússia oitocentista e uma reflexão sobre psicologia da arte. A consecução da análise estará alicerçada nas idéias de Bakhtin quanto ao romance polifônico, particularmente a questão da tomada de consciência do herói e pela psicologia social de Vigotski, mais especificamente a questão das emoções e da construção da subjetividade. Serão construídos episódios que enfoquem o protagonista Raskólnikov na sua relação com outros personagens, seguidos de uma análise do epílogo. Além disso, será vertido do inglês um ou mais artigos de crítica literária, de modo a contribuir com estudos eslavos em língua portuguesa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Priscila Nascimento. Polifonia e emoções: um estudo sobre a construção da subjetividade em Crime e castigo de Dostoiévski. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.