Busca avançada
Ano de início
Entree

Chamaecrista (breyne) moench. secoes apoucouita, chamaecrista e xerocalyx - caesalpinioideae (leguminosae) na serra do cipo, minas gerais.

Processo: 07/52876-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Juliana Gastaldello Rando
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Chamaecrista   Leguminosae

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para o levantamento da Flora da Serra do Cipó-MG, através do estudo taxonômico das espécies do gênero Chamaecrista seções Apoucouita, Chamaecrista e Xerocalyx (Leguminosae- "Caesalpinioideae"), com ocorrência na área de estudo. "Caesalpinioideae" (Leguminosae) é uma subfamília com cerca de 163 gêneros e 2.250 espécies, distribuídas principalmente na América do Sul, África Tropical e Sudoeste da Ásia. Chamaecrista é o maior gênero de "Caesalpinioideae", com cerca de 330 espécies, dividido em 6 seções (Absus, Apoucouita, Caliciopsis, Chamaecrista, Grimaldia e Xerocalyx), todas ocorrentes no Brasil. De acordo com levantamentos preliminares, foi constatada a ocorrência de 33 espécies de Chamaecrista, compreendendo as seções Absus (16 spp.), Apoucouita (3 spp.), Chamaecrista (12 spp.) e Xerocalyx (2 spp.). Hervêncio (1999), realizou o tratamento taxonômico da seção Absus, restando, portanto, as outras espécies para a conclusão da monografia. O trabalho irá se basear no levantamento das espécies através de consultas bibliográficas, em atividades de campo e nos principais herbários com coleções de materiais da Serra do Cipó-MG e uma análise morfológica mais detalhada, utilizando a morfometria. Em sua forma final, o trabalho constará de descrições das espécies, chave de identificação, mapas de distribuição geográfica, comentários taxonômicos e ilustrações e resultados das análises multivariadas propostas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RANDO, Juliana Gastaldello. Chamaecrista Moench. Seções Apoucouita, Chamaecrista e Xerocalyx (Leguminosae - \"Caesalpinioideae\") na Serra do Cipó, Minas Gerais. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.