Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia dos sitios de dormida na trajetoria das rotas de um grupo de cebus nigritus, no parque estadual carlos botelho, sp.

Processo: 07/51886-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Patrícia Izar
Beneficiário:Mariana Dutra Fogaça
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A cognição espacial refere-se aos mecanismos de representação para reconhecer áreas de uso, a disponibilidade e a localização de recursos necessários. Essa representação poderia permitir a construção de rotas do local onde o animal está até o local em que está o recurso necessário. Parte-se do pressuposto que os animais se orientam, principalmente, em função da localização de recursos alimentares. No entanto, é possível que a disponibilidade de sítios de dormida também influencie na trajetória e no mecanismo usado para traçar essas rotas, se as características das árvores de dormida escolhidas e conseqüentemente dos sítios de dormida escolhidos não forem uniformemente distribuídos dentro do habitat do grupo. Sítios de dormida são áreas onde os primatas passam a noite, podendo consistir de uma ou mais árvores. Existem várias hipóteses sobre as estratégias para escolha de sitos e árvores de dormida, elas podem ou não interferir na trajetória da rota predefinida. Resultados de trabalhos anteriores mostraram-se contraditórios, mas isso pode ser devido a características específicas do habitat. Assim, o objetivo do presente trabalho será investigar se macacos-prego (Cebus nigritus) que ocorrem em áreas de Mata Atlântica contínua selecionam locais ou árvores específicas para dormir, e se essa seleção afeta as rotas percorridas diariamente pelos animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOGAÇA, Mariana Dutra. Escolha de árvore e sítio de dormir e sua influência na rota diária de um grupo de cebus nigritus, no parque estadual Carlos Botelho, SP. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.