Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise morfológica da sínfise mandibular no clado Squamata

Processo: 07/52222-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Hussam El Dine Zaher
Beneficiário:Marcelo Garrone Esteves
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13602-4 - Evolução da fauna de répteis no sudeste brasileiro do Cretáceo superior ao recente: paleontologia, filogenia e biogeografia, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Morfologia animal   Squamata

Resumo

A ordem Squamata possui espécies distribuídas em todo o globo com exceção dos pólos. Os Squamata apresentam uma grande variedade de comportamentos alimentares e especializações possuindo espécies carnívoras, herbívoras e onívoras. Para explorar cada tipo de alimento são necessárias alterações específicas nos componentes das mandíbulas. Um destes componentes é a sínfise mandibular que liga as duas hemimandíbulas. A natureza da sínfise limita a movimentação e cinese das hemimandíbulas, sendo um fator muito importante no movimento mandibular. A sínfise também possui valor taxonômico por ser um dos complexos de caracteres que sustentam o clado formado por Serpentes e mosassauros. Este projeto pretende investigar a variação morfológica da sínfise mandibular entre as diversas famílias de Squamata, o que nos permitirá definir com maior precisão os caracteres que são de importância filogenética para o debate a respeito das relações entre as famílias de Squamatas e, especialmente, sobre a hipótese de relação de parentesco entre mosassauros e serpentes. Este estudo também pretende fornecer subsídios para um estudo mais detalhado acerca do papel da sínfise mandibular no funcionamento da mandíbula. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEVES, Marcelo Garrone. Análise morfológica da sínfise mandibular no clado Squamata. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.