Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro da influencia de diferentes fatores na fusao celular espontanea de celulas-tronco de polpa dentaria humana.

Processo: 07/52313-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Irina Kerkis
Beneficiário:Nelson Foresto Lizier
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diferenciação celular   Células-tronco   Fusão celular   Terapia baseada em transplante de células e tecidos   Proliferação celular

Resumo

O uso de células-tronco (CT) para o reparo de órgãos e tecidos abriu as portas para uma nova era, batizada de medicina regenerativa. A principal aplicação da terapia de CT seria em doenças crônica-degenerativas estendendo-se também à engenharia biotecidual, que utiliza CT para a obtenção de tecidos, tais como osso, cartilagem e pele. As CT parecem um campo promissor também no tratamento de doenças auto-imunes, tais como artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico e a nefrite lúpica. Recentemente, o reconhecimento das Células-tronco Imaturas da Polpa de Dente (CTIPDs) com capacidade de diferenciação e neo-formação tecidual abriu perspectivas de seu uso terapêutico.Um melhor entendimento das condições de cultivo das CTIPDs se faz necessário, uma vez que há um interesse em expandi-las, in vitro, visando aplicações terapêuticas, na área de ortopedia, cirurgia plástica, entre outras, fazendo com que técnicas de expansão, cultivo e de diferenciação sejam estudadas. Também o entendimento do mecanismo que resulta na fusão celular das CTIPDs in vitro, abordando questões como o meio de cultivo (densidade celular, sucessivas passagens, criopreservação e meios de cultura) são importantes para tentarmos responder questões básicas sobre essas células, tendo em vista que existem poucos dados na literatura e as mais abordadas são sobre CT mesenquimais da medula óssea. (AU)