Busca avançada
Ano de início
Entree

Conjugalidade e bem estar subjetivo na perspectiva da Psicologia Positiva

Processo: 07/52584-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Fabio Scorsolini-Comin
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Casamento   Psicologia positiva

Resumo

Este projeto, dentro da perspectiva da Psicologia Positiva, parte do estudo do bem-estar; subjetivo e da conjugalidade, tendo como objetivo investigar em que medida se pode relacionar ou não tais conceitos. Pretende-se avaliar se existe um paralelo entre o modo como a pessoa percebe a sua vida em termos individuais (bem-estar subjetivo) e o modo como vê seu relacionamento afetivo (satisfação conjugai), a partir da consideração de que a afetividade é parte constituinte da vida do indivíduo. Participarão do estudo 100 pessoas (50 homens e 50 mulheres), casados ou em união estável há no mínimo 2 e no máximo 10 anos, com ou sem filhos, com nível superior de instrução e nível sócio-econômico médio. Serão aplicados os instrumentos de identificação (Questionário de identificação), de bem-estar subjetivo (Escala de Bem-estar Subjetivo-EBES) e de conjugalidade (Questionário sobre a vida familiar e profissional-FAMWORK; Escala Fatorial da Satisfação em Relacionamento de Casal-EFS-RC). Os dados serão analisados estatisticamente com o auxílio do programa SPSS, visando avaliar as correlações entre as variáveis, o que irá comprovar se existe ou não relação entre bem-estar subjetivo e conjugalidade. Os resultados deste estudo trarão contribuições para: aprofundamentos teóricos sobre tais conceitos em pesquisas nacionais; adequação de instrumentos estrangeiros para o contexto brasileiro; e existência de recursos para o estabelecimento de programas de intervenção voltados para o bem-estar subjetivo de casais e de seus relacionamentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Satisfação conjugal: revisão integrativa da literatura científica nacional. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. -, Set. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.