Busca avançada
Ano de início
Entree

"Arte" em tempos de "chirinola" a proposta de renovação teatral de Coelho Netto (1897-1898)

Processo: 07/52830-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Orna Messer Levin
Beneficiário:Danielle Crepaldi Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Naturalismo   Teatro   Simbolismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Naturalismo | Simbolismo | Teatro

Resumo

O literato Henrique Maximiniano Coelho Netto (1864-1934) teve grande importância no cenário intelectual brasileiro desde fins do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Embora tenha escrito contos, crônicas, romances e peças teatrais, num montante de 108 volumes, o intelectual via o teatro como a arena privilegiada para a defesa de seus ideais artísticos e sociais. Fiel à crença de que caberia ao teatro o papel de educar a população e conduzir o país ao mesmo progresso experimentado pela Europa, Coelho Netto escreveu aproximadamente 45 peças teatrais, entre elas a produção dramática que inaugurou o Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1909. Além disso, batalhou com afinco, na imprensa e no ensino, para ver seus ideais concretizados. Este projeto visa a analisar as peças teatrais escritas por Coelho Netto entre 1897 e 1898 ("Pelo Amor!", "Artemis", "Hóstia", "As Estações", "Ironia" e "Raios X"), momento em que o escritor contou com a colaboração de artistas amadores para experimentar no campo do simbolismo e naturalismo teatral e apresentar uma alternativa para combater a crise que julgava estar ocorrendo no teatro, já que o público preferia as peças populares, que o autor supunha despidas de qualidades artísticas. Tem ainda como objetivo pesquisar os debates surgidos em torno das representações: reações de público e crítica, assim como possíveis respostas do escritor frente a elas. Assim, busca contribuir para que se compreenda como as concepções teatrais européias eram apreendidas no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Danielle Crepaldi. Arte em tempos de chirinola: a proposta de renovação teatral de Coelho Netto (1897-1898). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.