Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de polimorfismos em genes do sistema imune inato em uma população com diabetes tipo 2

Processo: 07/51684-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Mario Jose Abdalla Saad
Beneficiário:Renata Alvares Bagarolli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Óxido nítrico sintase tipo II

Resumo

Atualmente, o DM tipo 2 constituí-se como um grande problema de saúde pública mundial devido à sua elevada prevalência e morbimortalidade. Os mecanismos fisiopatológicos desta doença têm se tomado cada vez mais evidentes, estando relacionados com a instalação de um processo inflamatório subclínico crônico envolvendo células de defesa, citocinas pró- inflamatórias e muitos outros compostos sinalizadores e metabólicos. Dentre estes compostos destaca-se a iNOS, uma enzima responsável pela produção elevada e constante de NO. Diversos estudos têm demonstrado que a produção de NO mediada pela iNOS está envolvida no desenvolvimento de resistência à insulina e intolerância à glicose em modelos animais e humanos e alguns polimorfismos no promotor da iNOS têm sido demonstrados como importantes estimuladores da expressão gênica desta enzima. Por esta razão, este presente trabalho irá investigar se o polimorfismo (AAAT)n no promotor da iNOS possui alguma associação com a susceptibilidade de desenvolvimento DM tipo 2. Serão coletados amostras de sangue de 400 indivíduos, sendo 200 portadores de DM tipo 2 e 200 controles acima de 55 anos, de ambos os sexos, que serão recrutados do Hospital das Clínicas, Unicamp. O DNA de cada sujeito será extraído para posterior amplificação do fragmento desejado por PCR. Todos os produtos da PCR serão submetidos à eletroforese em um seqüenciador automático, para possibilitar a posterior determinação dos genótipos e análise estatística. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAGAROLLI, Renata Alvares. Investigação de polimorfismos em genes do sistema imune inato em uma população com diabetes tipo 2. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.