Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos biológicos e avaliação dose-resposta das partículas de exaustão do diesel sobre o desenvolvimento embrionário inicial de camundongos

Processo: 07/51746-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Daniela Aparecida Nicolosi Foltran Januário
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Embriogênese   Transferência de embriões   Implantação do embrião   Poluição ambiental   Exposição ambiental

Resumo

Propõe-se a transferência de embriões murinos, obtidos de camundongos criadas em biotério, sem exposição a agentes prejudiciais, em camundongos expostas à poluição ambiental e controle, para a identificação de alterações da receptividade uterina à implantação embrionária devidas ao efeito da exposição crônica à poluição do ar. Pois, até o presente, as pesquisas que demonstram números diminuídos de sítios implantacionais em camundongos são realizadas através de coito e, como a fertilização ocorre in vivo, não há um controle da qualidade dos gametas e/ou embrionária. Neste estudo, a utilização de embriões produzidos in vitro elimina o fator qualidade de gameta/embrião, já que serão utilizados para a produção desses embriões animais não expostos a poluentes ambientais e transferidos embriões de alto padrão morfológico. Dessa forma, a diminuição da fertilidade será avaliada apenas pelo fator uterino. A análise será conduzida em duas gerações, para a detecção de efeitos causados pelas exposições pré e pós-natal e também de efeitos sobre as células germinativas que poderiam ser transmitidos ou expressos na próxima geração. A indução da ovulação das fêmeas doadoras será realizada com gonadotrofinas, com o objetivo de aumentar o número de zigotos disponíveis para a transferência embrionária nos animais pseudo-prenhez. Os parâmetros reprodutivos estudados incluem: a) taxa de implantação embrionária: b) taxa de reabsorção fetal; c) taxa de morte fetal e d) taxa de sucesso implantacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICOLOSI FOLTRAN JANUARIO, DANIELA APARECIDA; PERIN, PAULO MARCELO; MALUF, MARIANGELA; LICHTENFELS, ANA JULIA; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO HILARIO. Biological Effects and Dose-Response Assessment of Diesel Exhaust Particles on In Vitro Early Embryo Development in Mice. TOXICOLOGICAL SCIENCES, v. 117, n. 1, p. 200-208, SEP 2010. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JANUÁRIO, Daniela Aparecida Nicolosi Foltran. Efeitos biológicos e avaliação dose-resposta das partículas de exaustão do diesel sobre o desenvolvimento embrionário inicial de camundongos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.