Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do exercício físico aeróbio na atividade nervosa simpática periférica (ANSP) de renais crônicos pré-diálise

Processo: 07/51945-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Taís Tinucci
Beneficiário:Daniele Cristina Bosco
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Insuficiência renal crônica

Resumo

Sabe-se que os renais crônicos têm capacidade física reduzida e baixa tolerância ao exercício físico (EF) e que o aumento da atividade simpática relaciona-se com a piora da função renal e da PA. Há evidências que tanto o EF quanto o treinamento físico exercem efeitos benéficos em seus adeptos, como a diminuição da pressão arterial (PA) e da atividade nervosa simpática periférica (ANSP), mas há poucos dados sobre seus efeitos em pacientes com IRC. O objetivo deste estudo será avaliar as respostas hemodinâmicas e neurais, após uma sessão de EF aeróbio, em pacientes com IRC, de grau leve a moderado. Serão estudados dez pacientes, entre 20 e 60 anos. Estes farão teste ergoespirométrico para avaliar a capacidade aeróbica. A sessão experimental será randomizada: ou uma sessão de EF aeróbico em cicloergômetro, ou repouso sentado, ambas por 45 minutos. Serão registrados a ANSP (microneurografia), FC, PA e fluxo sangüíneo do antebraço (pletismografia de oclusão venosa), por cinco minutos em repouso (basal) e depois, em ordem aleatória, exercício com handgrip estático e dinâmico (3 min), seguidos de oclusão da circulação do antebraço. Para análise dos dados do período basal será utilizado o teste t student (p< 0,05). Para comparar os efeitos entre as sessões de controle e exercício e os estágios (basal, exercício, oclusão e recuperação) será aplicada a análise de variância ANOVA de dois fatores (p< 0,05) e "post-hoc" de Newman Keuls. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APRILE, DANIELE C. B.; ONEDA, BRUNA; GUSMAO, JOSIANE L.; COSTA, LUIZ A. R.; FORJAZ, CLAUDIA L. M.; MION, JR., DECIO; TINUCCI, TAIS. Post-Exercise Hypotension Is Mediated by a Decrease in Sympathetic Nerve Activity in Stages 2-3 CKD. AMERICAN JOURNAL OF NEPHROLOGY, v. 43, n. 3, p. 206-212, 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.