Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo experimental sobre orientação e marcação de ninho na formiga arbórea Odontomachus hastatus (Formicidae: Ponerinae)

Processo: 07/52974-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira
Beneficiário:Pedro Augusto da Pos Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação perceptiva   Formigas

Resumo

As formigas apresentam diversas estratégias de forrageamento, e o modo como se orientam é um componente de grande importância para a obtenção de alimento e retorno ao ninho. Pistas visuais e químicas parecem ter grande importância como referenciais para formigas, bem como outros insetos sociais, ao longo de uma rota de forrageamento. No entanto, as espécies de formigas utilizadas como modelos para estes estudos são geralmente formigas diurnas, que forrageiam no solo e nas quais é comum o uso de trilhas químicas. Apenas mais recentemente as formigas arbóreas têm recebido maior atenção em estudos de orientação durante o forrageamento, com maior ênfase em espécies diurnas e que utilizam trilhas químicas. Este projeto tem como objetivo principal estudar uma espécie de formiga arbórea (Odontomachus hastatus) de hábito crepuscular e noturno, de uma subfamília em que a marcação de trilhas de cheiro não é comum (Ponerinae). Um segundo objetivo será investigar a natureza química das marcações feitas por operárias nas imediações do ninho através de produtos fecais (‘anal spots’) e seu possível efeito no forrageamento de colônias vizinhas de O. hastatus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, PEDRO A. P.; OLIVEIRA, PAULO S. Visual navigation in the Neotropical ant Odontomachus hastatus (Formicidae, Ponerinae), a predominantly nocturnal, canopy-dwelling predator of the Atlantic rainforest. Behavioural Processes, v. 109, n. A, SI, p. 48-57, NOV 2014. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Pedro Augusto da Pos. Orientação espacial em uma formiga arboricola crepuscular : Odontomachus hastatus (Formicidae: Ponerinae). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.