Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação de micro reatores: aplicação para produção de biodiesel

Processo: 07/53025-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Edgar Leonardo Martinez Arias
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos   Prototipagem rápida

Resumo

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de microreator através da tecnologia de Prototipagem Rápida para confeccionar moldes a partir de projeto auxiliado por computador (CAD), visando a produção de biodiesel. O desenvolvimento de microreatores compreende inovações em produtos que já existem e, com avanço tecnológico mais significativo, promove o surgimento de novos produtos, revolucionando vários segmentos industriais, como biotecnologia, análises químicas e produtos de consumo. Em estudos prévios realizados pelo bolsista e pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado (LOPCA), foi desenvolvido e caracterizado um material composto com base na resina epóxi (diglicidil éter bisfenol A DGEBA), o agente de cura dietilenotriamina, e nano partícula de sílica como carga. Este material composto será usado na fabricação dos microreatores, devido às excelentes propriedades deste material para esta aplicação, tais como alta resistência térmica e química, ótimas propriedades mecânicas, mínima contração e resistência à corrosão. O estudo de caso proposto neste projeto é a produção de biodiesel utilizando-se do óleo de mamona em presença de etanol. O objetivo é estudar a cinética e testar novas rotas de reação através do desenvolvimento e aplicação de microreatores com design variados, e para isto, o biodiesel será utilizado em função das informações dos processos convencionais já obtidas no grupo de pesquisa do LOPCA. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARIAS, Edgar Leonardo Martinez. Desenvolvimento e avaliação de microreatores : aplicação para produção de biodiesel. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.