Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise numerica do comportamento estrutural global de plataformas de concreto offshore.

Processo: 07/53030-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Monica Pinto Barbosa
Beneficiário:Carlos Pitagoras Pereira Friaca
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil

Resumo

As plataformas de concreto têm demonstrado que seu comportamento em meio offshore é de boa qualidade, sobretudo devido à alta durabilidade desse material. Segundo Adebar e Collins (1994) os procedimentos para projetar estruturas de concreto offshore, embora as mesmas sejam estruturas mais complexas, são similares aos utilizados para construir grandes estruturas. No entanto, a verificação da capacidade de resistência em seções particulares das forças transversais, o comportamento não-linear da estrutura de concreto deve ser levado em consideração. Os métodos numéricos contribuem neste sentido fazendo com que, a partir de simulações em computadores, seja possível prever o comportamento de sistemas estruturais para suporte das plataformas de exploração de petróleo, analisando possíveis problemas e soluções antes mesmo de se ir a campo. Nesta proposta de mestrado, vinculada ao Projeto Temático FAPESP intitulado "Monitoração e Avaliação da Deformabilidade, da Fissuração e da Segurança de Estruturas de Concreto" (processo 04/03049-1), sob a orientação da Profa. Dra. Mônica Pinto Barbosa e co-orientação do Prof. Dr. Túlio Nogueira Bittencourt objetiva-se avaliar plataformas de concreto offshore considerando a estrutura complexa sujeita a combinação de forças de membranas, momentos fletores e cisalhamento transversal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRIACA, Carlos Pitagoras Pereira. Dimensionamento e análise numérica de cascas de concreto armado para aplicações em plataformas offshore. 2009. 153 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.