Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao de neuronios serotoninergicos do tronco encefalico nas respostas cardio-respiratorias a hipoxia e hipercarbia em sapos.

Processo: 07/53118-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Luciane Helena Gargaglioni Batalhão
Beneficiário:Carolina Ribeiro Noronha de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/09717-6 - Participação do Locus coeruleus na quimiossensibilidade ao CO2/PH, AP.JP
Assunto(s):Hipóxia   Pressão sanguínea   Sapos   Neurônios serotoninérgicos

Resumo

Os neurônios serotoninérgicos do tronco encefálico exercem uma importante modulação no controle cárdio-respiratório em mamíferos durante situações de hipóxia e hipercapnia. Esses neurônios são quimiossensíveis ao CO2/pH, tendo uma importante participação na resposta ventilatória a hipercapnia. Contudo, não existem dados na literatura sobre a participação destes neurônios no controle respiratório e cardiovascular de vertebrados não mamíferos. Em vista disso, o objetivo do presente projeto será investigar o papel dos neurônios serotoninergicos na resposta cárdio-respiratória em sapos (Chaunus schneideri) submetidos à condições hipóxia e hipercarbia. Para tal, será realizado imunocitoquímica para c-Fos, para averiguar se o estes neurônios são ativados em situações de hipercarbia (5% CO2) e hipóxia (5% O2). Adicionalmente, será realizada a lesão seletiva de neurônios serotoninérgicos por meio da microinjeção de 5,7-dihidroxitriptamina no IV ventrículo, para comparar as respostas cárdio-respiratórias a hipercarbia e hipóxia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)