Busca avançada
Ano de início
Entree

Turismo e urbanização: a metrópole contemporânea no Nordeste

Processo: 07/52786-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 28 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Heliana Comin Vargas
Beneficiário:Ricardo Alexandre Paiva
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho urbano   Gestão urbana   Urbanização   Setor terciário   Turismo   Região Nordeste

Resumo

O objeto de estudo da presente pesquisa é uma análise da relação entre o turismo e o desenvolvimento urbano nas metrópoles do Nordeste, questionando em que medida os planos governamentais, modelos de gestão e as intervenções urbanas do poder público voltados para o incremento da atividade contribuem para minimizar o processo contemporâneo de uso e apropriação desigual do espaço urbano. Devido à fragilidade econômica da Região Nordeste, a atividade turística emerge, se valendo das potencialidades naturais e históricas dos lugares, como redentora no processo de desenvolvimento sócio-espacial da Região. No entanto, percebe-se que as políticas públicas direcionadas para o turismo, viabilizadas dentro das prerrogativas propostas pelo Planejamento Urbano Estratégico, lastreado no gerenciamento empresarial e no "city marketing", servem aos interesses políticos-partidários dos poderes locais. Diante do exposto, este trabalho levanta como hipótese, baseado nos fundamentos teóricos e experiências concretas, que as transformações espaciais desencadeadas com a finalidade de valorização/atração necessárias aos fluxos da atividade turística, centradas no turismo "sol e mar", conduzem a um processo de urbanização contraditório e excludente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Ricardo Alexandre. A metrópole híbrida: o papel do turismo no processo de urbanização da região metropolitana de Fortaleza. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.