Busca avançada
Ano de início
Entree

O esquema narrativo do romance policial no seculo xxi: canonico ou inovador?

Processo: 07/57160-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Arnaldo Cortina
Beneficiário:Fernanda Massi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Criminoso

Resumo

Este projeto tem sua origem no estudo do esquema narrativo canônico do romance policial proposto pela semiótica greimasiana e que compreende três percursos narrativos: o percurso do destinador-manipulador, do sujeito e do destinador-julgador. Este esquema foi elaborado a partir do modelo de narrativa policial criado por Edgar Allan Poe no século XIX e seguido pelos autores de romances policiais durante um século e meio. A partir do ano 2000 até o início de 2007, porém, algumas das obras listadas como mais vendidas foram classificadas como romances policiais sem que correspondessem exatamente ao modelo que determinou a identidade desse gênero literário. Essa observação gerou o seguinte questionamento: como é constituído o esquema narrativo do romance policial no século XXI? Com o intuito de respondê-lo faremos uma análise do esquema narrativo de vinte e dois romances policiais, selecionados entre as obras mais vendidas do ano 2000 até o mês de fevereiro de 2007, comparando-os com os romances policiais da década de 1970 para destacar as mudanças ocorridas nesse gênero literário e, possivelmente, rever a estrutura constitutiva do romance policial. Os procedimentos de pesquisa pautar-se-ão na leitura, análise e comparação das obras que compõem o corpus de trabalho em relação ao modelo tradicional de romance policial. Quanto aos referenciais teóricos adotados, procuraremos subsídios na semiótica greimasiana, para comparar o esquema narrativo canônico dos romances policiais, e em Boileau e Narcejac (1991), para a definição do gênero policial a partir de Edgar Allan Poe. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSI, Fernanda. A configuração dos romances policiais mais vendidos no Brasil no século XXI : canônica ou inovadora?. 2010. 144 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.