Busca avançada
Ano de início
Entree

Registro de imagens 3D do cérebro humano

Processo: 07/53608-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Alexandre Xavier Falcão
Beneficiário:Fernanda Oliveira Favretto
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13424-1 - Identificação e caracterização das etiologias, mecanismos de lesão, disfunção neuronal e defeitos moleculares na epilepsia de lobo temporal mesial e sua relação com a resposta ao tratamento, AP.TEM
Assunto(s):Análise de imagens   Diagnóstico por imagem   Processamento de imagens

Resumo

Este projeto visa o estudo e o desenvolvimento de técnicas computacionais, com ênfase em técnicas de registro (alinhamento) de imagens médicas (imagens 3D), para (a) a análise comparativa de substância cinzenta em imagens de MRI-T1 (ressonância magnética ponderada em T1) do cérebro humano, obtidas antes e depois da cirurgia de tratamento de epilepsia, e para (b) a visualização combinada da imagem de MRI-T1 com a imagem de angio ressonância (MRA) do cérebro humano para a localização de acidente vascular cerebral (AVC). O projeto se insere no contexto de um temático (FAPESP 01/13424-1), onde estão envolvidos outros alunos do orientador, trabalhando com técnicas de segmentação e análise do cérebro humano, as quais auxiliarão no trabalho da candidata. O cérebro será utilizado como referência para a extração e correspondência de características entre as imagens. A ênfase do trabalho será na extração e correspondência de características comuns nas imagens, no mapeamento por transformações geométricas, e nas funções objetivo que avaliam o resultado do registro. A validação será feita de forma objetiva no caso (a), onde podemos simular o procedimento cirúrgico na imagem pré-cirúrgica, e de forma subjetiva nos casos (a) e (b) visualizando (realçando com cor) as diferenças entre as imagens registradas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Registro de imagens 3D do cerebro humano. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.