Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulacao do processo de cicatrizacao, pelos acidos oleico e linoleico, em ratos submetidos ao diabetes mellitus experimental.

Processo: 07/52766-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Rui Curi
Beneficiário:Hosana Gomes Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/12137-1 - Estudo dos mecanismos de ação dos ácidos graxos em leucócitos, AP.TEM
Assunto(s):Ácido oleico   Ácido linoleico   Citocinas   Cicatrização   Cultura de células   Diabetes mellitus

Resumo

Cicatrização define uma série de eventos que visam ao restabelecimento do tecido após a injúria. A seqüência de eventos que ocorre durante a cicatrização pode ser dividida em inflamação, formação de tecido de granulação e remodelamento. O processo de cicatrização é comprometido no indivíduo com diabetes mellitus, resultando em complicações clínicas. No Brasil, misturas de ácidos graxos contendo os ácidos oléico e linoleico têm sido utilizadas topicamente para a prevenção e tratamento das úlceras de pressão. Ácidos graxos mono e poliinsaturados modulam a resposta inflamatória através de alterações na produção de citocinas e fatores de crescimento. Entretanto, o mecanismo de ação desses, na cicatrização, é pouco conhecido. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo caracterizar o processo de cicatrização em ratos submetidos ao diabetes mellitus experimental e evidenciar os efeitos da suplementação nutricional com os ácidos oléico e linoleico no processo de cicatrização, através de estudos in vivo e in vitro. Serão utilizados ratos machos, Wistar, 180 ± 20g. Para a indução do diabetes será utilizado a estreptozotocina. A suplementação com os ácidos oléico e linoleico sm realizada por gavagem. Após anestesia, uma área de aproximadamente 20 mm2 de pele será removida cirurgicamente da região dorsal dos animais. Serão analisados parâmetros nutricionais (energia ingerida e eficiência alimentar), formação do tecido cicatricial (área e celularidade) e o conteúdo de citocinas (TNF-α, IL-6, MIP-1, MIP-2) e fatores de crescimento (TGF-ß, e VEGF-α) nos tempos 1 hora, 24 horas e 5 dias após o ferimento. Paralelamente, em ratos diabéticos submetidos à suplementação com os ácidos graxos será estudada a migração de neutrófilos através de ensaios de rolling e aderência. Em cultura de neutrófilos e macrófagos será avaliada: (i) a expressão e liberação de citocinas (TNF-α, IL-6, MIP-1, MIP-2) e fatores de crescimento (tais como TGF-ß, , VEGF-α) e (ii) a migração de neutrófilos através da utilização de placas comercias de quimiotaxia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Hosana Gomes. Modulação do processo de cicatrização pelos ácidos oleico e linoleico.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.