Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e otimização de reparos compósitos colados em estruturas aeronáuticas

Processo: 07/53572-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Renato Pavanello
Beneficiário:Ricardo Luiz Antoniolli Passalacqua
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09498-0 - Detecção de falhas e reparos estruturais passivos e ativos, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Otimização estrutural   Colagem

Resumo

Na indústria aeronáutica, a aplicação de estruturas com reparos colados, utilizando materiais compósitos, vem crescendo de importância constantemente. Tornou-se necessário desenvolver métodos de reparo que restaurarão a força original do projeto do componente sem comprometer sua integridade estrutural. Este trabalho refere-se ao desenvolvimento de técnicas de predição numéricas e semi-analíticas associadas à modelagem de falhas e reparos passivos estruturais. O projeto envolve análise e síntese numérica de placas homogêneas e placas de materiais compósitos unidos por processos de colagem. O objetivo é a análise de estruturas trincadas, reparadas pelo uso de placas de compósitos laminados coladas. Para modelar as estruturas serão usadas formulações de elementos finitos para placas. Para modelar o reparo, serão usadas formulações sem considerar a presença de tensões cisalhantes nos planos normais à superfície da placa e formulação de estado plano de tensões. Procedimentos de otimização estrutural para a definição de forma e topologia ótimas dos reparos serão implementados. Do ponto de vista da aplicação geral o projeto visa o estudo do comportamento mecânico e a elaboração de uma ferramenta computacional dedicada à análise de painéis aeronáuticos. Este trabalho é uma ação concatenada com o projeto. Pronex-Temático co-financiado pelo CNPq e Fapesp, cujo objetivo principal é a "Detecção de falhas e reparos estruturais passivos e ativos". (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASSALACQUA, Ricardo Luiz Antoniolli. Analise de reparos estruturais compositos colados usando o metodo dos elementos finitos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.