Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética em populações de Myracrodruon urundeuva FR. all. sob diferentes tipos de perturbação antrópica

Processo: 07/53518-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Mario Luiz Teixeira de Moraes
Beneficiário:Michele Perez Viegas
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação genética   Repetições de microssatélites   Estruturas genéticas   Diversidade genética

Resumo

Myracrodruon urundeuva (aroeira) é uma das espécies arbóreas que apresentam madeira de maior durabilidade em contato com o solo. Em razão dessa característica, populações naturais de M. urundeuva, distribuídas por quase todo o Brasil, vêm sendo dizimadas. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a diversidade genética, o sistema de reprodução e o fluxo gênico em populações de M. urundeuva, sob ação antrópica de diferentes tipos como o cultivo da cana-de-açúcar e da pecuária extensiva. Para tanto, serão utilizadas duas populações de M. urundeuva, sendo que a primeira localiza-se na região de Aramina-SP, em área com intenso plantio de cana-de-açúcar e a segunda encontra-se na região de Selvíria-MS, onde o fator de perturbação antrópica é a pecuária extensiva. Essas populações fazem parte do banco genético de conservação ex situ de M urundeuva que está instalado, em forma de testes de progênies, na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão - FEPE - da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP), localizada no município de Selvíria - MS. Dessa maneira, 650 indivíduos serão analisados, por meio do marcador molecular do tipo microssatélites (SSR). Os dados gerados serão analisados estatisticamente utilizando-se programas computacionais. Com esta proposta de trabalho, pretende-se, gerar informações que subsidiem iniciativas de conservação in situ e ex situ destas populações de M. urundeuva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELE PEREZ VIEGAS; CRISTINA LACERDA SOARES PETRAROLHA SILVA; JULIANA PRADO MOREIRA; LAILA TONIOL CARDIN; VÂNIA CRISTINA RENNO AZEVEDO; ANA YAMAGUISHI CIAMPI; MIGUEL LUIZ MENEZES FREITAS; MARIO LUIZ TEIXEIRA DE MORAES; ALEXANDRE MAGNO SEBBENN. Diversidade genética e tamanho efetivo de duas populações de Myracrodruon urundeuva Fr. All., sob conservação ex situ. Revista Árvore, v. 35, n. 4, p. -, Ago. 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEGAS, Michele Perez. Diversidade genética em populações de Myracrodruon urundeuva Fr. All., sob diferentes tipos de perturbação antrópica. 2009. 69 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.