Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de criterios ergonomicos de usabilidade - uma verificacao da eficiencia na interface dos elementos adequados ou inadequados tendo como referencial teorico o design ergonomico.

Processo: 07/53669-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Pesquisador responsável:José Carlos Plácido da Silva
Beneficiário:Mileni Kazedani Goncalves
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Usabilidade

Resumo

É cada vez maior o número de sistemas computacionais presentes na área da Educação, porém, verifica-se que muitos sistemas apresentam deficiências na interface, impedindo o bom uso dos mesmos. Os critérios ergonômicos de usabilidade apresentam conselhos para que os sistemas computacionais sejam elaborados de forma a apresentar boa interação entre os usuários e as interfaces, facilitando sua aprendizagem e seu uso. A aplicação de critérios ergonômicos é importante para guiar designers e desenvolvedores de sistemas ao projetarem as interfaces e os softwares, como também, realizar avaliações de eficiência sobre os mesmos. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo o levantamento de critérios ergonômicos de usabilidade, apresentados por diferentes autores e grupos de pesquisa existentes em literatura nacional e internacional. Num segundo momento o levantamento de exemplos de sites na área da Educação na Rede mundial, que possam ser considerados adequados ou inadequados, e a verificação dessa hipótese por meio de avaliação junto a estudantes da área de desenvolvimento de sistemas (design e sistemas de informação). O estudo pretende ainda contribuir com o aprofundamento de pesquisas na área de IHC (Interação Humano-Computador), especificamente critérios ergonômicos de usabilidade, além de divulgar a importância da usabilidade para que as interfaces sejam projetadas visando sempre qualidade e eficiência dos sistemas tornando-os acessíveis e utilizáveis por todos os usuários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONCALVES, Mileni Kazedani. Usabilidade de software : estudo de recomendações básicas para verificação do nível de conhecimento dos alunos dos cursos de Design Gráfico e Sistemas de Informação da UNESPBauru. 2009. 238 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.