Busca avançada
Ano de início
Entree

Matrizes e catedrais: a influencia da igreja na formacao das cidades.

Processo: 07/53679-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 15 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Ângela Pereira de Castro e Silva Bortolucci
Beneficiário:Mateus Rosada
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Igreja   Secularização   História da arquitetura   Artes   História urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes | Cidades Paulista | Historia Da Arquitetura | Historia Urbana | Igreja | Secularizacao

Resumo

Trata da influência da Igreja na formação das cidades e na dinâmica do espaço urbano, sua significação e sua importância nos processos histórico-evolutivos dos municípios braseiros. Analisa o polígono formado pela Província Eclesiástica de Campinas, selecionando, para estudo mais aprofundado, três municípios de características, formações e portes bastante diferenciados: Campinas, Limeira e Bocaina. Desenvolve o trabalho em duas partes. A primeira parte pretende possibilitar a leitura de uma trajetória histórica e crítica da instituição eclesiástica diante do espaço secular, seja este público ou particular. Busca compreenderem qual medida a Igreja influenciou nos armamentos, na disposição e localização de construções importantes e evidenciar a sua relação com os prédios e serviços públicos e comerciais, além do modo como a praça religiosa e a praça secular se relacionavam e se relacionam. Descreve o longo processo de secularização que fez com que o entorno dos templos deixasse de ser, aos poucos, o local mais importante das cidades. A segunda parte busca compreender a importância artístico-estilística e a representação dos templos católicos para as cidades selecionadas e evidenciar as qualidades arquitetônicas das igrejas anteriores a 1930. Pretende, com isso, documentar e inventariar arquitetos, artistas, entalhadores, escultores, pintores e empresas especializadas em artefatos sacros que se destacaram nas três cidades dos estudos de caso e de outras urbes do polígono de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSADA, Mateus. Sob o signo da cruz: Igreja, Estado e secularização (Campinas e Limeira 1774-1939). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.