Busca avançada
Ano de início
Entree

A guerra dos lugares, nas ocupacoes de edificios abandonados do centro de sao paulo

Processo: 07/53682-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Csaba Deák
Beneficiário:Diana Helene Ramos
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Habitação

Resumo

As áreas centrais das aglomerações urbanas contemporâneas são peças-chave para análise e compreensão dos inúmeros conflitos sociais constituintes da sociedade capitalista atual. O centro da cidade de São Paulo, apesar de dotado de uma complexa rede de infra-estrutura e serviços, encontra-se desabitado e sub-utilizado, perfurado por uma infinidade de vazios. São milhares de imóveis desocupados só na área central da cidade. As classes sociais menos favorecidas ocupam as ruínas desses edifícios abandonados numa operação de reconquista do espaço urbano do qual são constantemente excluídas, num processo de reivindicação da cidade. No entanto, a propriedade permanece protegida pelo Estado, e seus ocupantes são despejados através de reintegrações de posse. A observação de todos esses deslocamentos de forças demonstra, segundo Arantes Neto, uma série de "territórios interpenetrados em confronto", que constituem no espaço urbano uma "Guerra dos Lugares". A partir desse conceito pretende-se compreender como os espaços residuais são gerados, quem os ocupa, de que forma são ocupados, e como acontece sua posterior desarticulação. Para o desenvolvimento da pesquisa foi delimitado como recorte analítico quatro ocupações de edifícios abandonados localizadas no bairro da Luz, centro da cidade de São Paulo: o Ed. Plínio Ramos, o Ed. Prestes Maia, o Ed. Paula Souza e o Ed. São Vito. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Diana Helene. A guerra dos lugares nas ocupações de edifícios abandonados do centro de São Paulo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.