Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência à microtração e micromorfologia da interface de sistemas adesivos à dentina afetada formada in situ após aplicação de um gel à base de papaína

Processo: 07/01113-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Roberta Tarkany Basting Höfling
Beneficiário:Flavia Lucisano Botelho Do Amaral
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Adesivos dentinários

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar a resistência à microtração e a micromorfologia da interface de sistemas adesivos à dentina afetada formada in situ após aplicação de um gel à base de papaína. Oitenta e quatro fragmentos de dentina humana (6 x 6 x 3 mm) serão polidos, esterilizados e aleatoriamente divididos nos dispositivos intrabucais de 14 voluntários (n=14), de modo que cada um apresente 6 fragmentos. Os participantes utilizarão o dispositivo por 14 dias, seguindo um modelo de indução de lesões de cárie por acúmulo de biofilme e uso de sacarose. Após a fase intrabucal, os fragmentos de cada voluntário serão divididos em 2 grupos de acordo com o método para remoção do tecido cariado (I. Químico-mecânico – gel à base de papaína e cureta e II. Mecânico – cureta (grupo controle)), e subdivididos de acordo com o tipo de sistema adesivo empregado (Adper Single Bond, Clearfil SE Bond e Clearfil Tris-S Bond). Posteriormente, serão restaurados com uma resina composta híbrida fotopolimerizável e armazenados em água destilada a 37 oC, por 24 horas. Cada espécime será cortado longitudinalmente em 5 secções de 1 mm, sendo uma delas preparada para análise da interface adesiva, por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV). O restante será cortado novamente obtendo-se amostras de 1 mm2, que serão submetidos ao teste de microtração, em máquina universal de ensaios (0.5 mm/min). Os valores de adesão (MPa) obtidos serão analisados quantitativamente com método estatístico adequado. A análise da interface adesiva será avaliada qualitativamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOTELHO AMARAL, FLAVIA LUCISANO; FLORIO, FLAVIA MARTAO; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; BASTING, ROBERTA TARKANY. Morphology and microtensile bond strength of adhesive systems to in situ-formed caries-affected dentin after the use of a papain-based chemomechanical gel method. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 24, n. 1, p. 13-19, . (07/01113-2, 08/00979-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.