Busca avançada
Ano de início
Entree

Leguminosas arbustivas e arbóreas de fragmentos florestais remanescentes no Noroeste paulista

Processo: 07/53885-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Ingrid Koch
Beneficiário:Milena Ventrichi Martins
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Leguminosae   Fragmentos florestais

Resumo

Considerando a importância ecológica e a representatividade de táxons da família Leguminosae em estudos diversos de vegetação e a necessidade de aumentar o conhecimento sobre a diversidade e a estrutura da vegetação em fragmentos florestais remanescentes da região noroeste do estado de São Paulo, objetiva-se inventariar os representantes desta família em fragmentos distintos de floresta estacional no noroeste paulista. Para este fim serão realizadas coletas em dez fragmentos florestais de tamanhos distintos. Serão coletados todos os indivíduos lenhosos encontrados em fase reprodutiva dentro ou fora de parcelas estabelecidas em cada fragmento e, para cada morfoespécie coletada, serão registradas imagens do tronco, folhas e estruturas reprodutivas. As espécies identificadas serão descritas e apresentadas em forma de chaves de identificação e será produzido um banco de dados contendo as informações obtidas para cada espécie. Com os resultados deste estudo espera-se contribuir para complementar uma lacuna do conhecimento da ocorrência deste táxon no estado de São Paulo além de fornecer os subsídios para o projeto temático que aborda a flora e fauna destes fragmentos. Com isso espera-se contribuir para a definição de estratégias de manejo e ações para conservação na região noroeste do estado, área esta que tende a uma diminuição significativa em curto período de tempo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILENA VENTRICHI MARTINS; OSMAR CAVASSAN; ANA MARIA GOULART DE AZEVEDO TOZZI; INGRID KOCH. Espécies arbóreas de Papilionoideae (Leguminosae) na região noroeste do estado de São Paulo, Brasil. Rodriguésia, v. 67, n. 1, p. 85-104, Mar. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Milena Ventrichi. Leguminosas arbustivas e arbóreas de fragmentos florestais remanescentes no noroeste paulista, Brasil. 2009. 161 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.