Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e selecao de leveduras nativas dos biomas brasileiros com habilidade em fermentar a etanol acugzcares nao convencionais.

Processo: 07/53930-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria da Graça Stupiello Andrietta
Beneficiário:Raquel Andrade de Rossi
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Bagaços   Leveduras   Bioetanol   Cerrado   Mata Atlântica

Resumo

A indústria sempre se beneficiou da habilidade das leveduras de transformar açúcar em etanol. Entende-se como açúcar a sacarose, glicose e frutose e, entende-se por levedura linhagens de Saccharomyces cerevisae. Embora essas leveduras sejam as mais adequadas para serem utilizadas em processos fermentativos, essa não são capazes de fermentar açúcares como as pentoses e algumas hexoses presente no bagaço hidrolisado. Diante das novas tendências mundiais, que apontam para a utilização do bagaço para a obtenção de etanol, se faz necessário a procura de linhagens de leveduras capazes de fermentar outros açúcares que não a glicose, frutose e sacarose. Esse trabalho tem como principal objetivo isolar leveduras habitantes dós biomas mata atlântica e cerrado. A escolha desses ambientes é atribuída à elevada biodiversidade encontradas nesses dois ambientes. As leveduras isoladas serão testadas quanto a sua capacidade em testar diferentes tipos de açúcares. Entre os açúcares a serem testados estão incluídos a xilose a arabinose e a galactose. Esses açúcares foram escolhidos, uma que juntamente com a glicose compõem o substrato bagaço. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Raquel Andrade de. Isolamento e seleção de leveduras nativas dos biomas brasileiros com habilidade em fermentar a etanol açucares não convencionais. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.