Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da tecnica de selamento da dentina sobre a resistencia adesiva, nanoinfiltracao e adaptacao marginal de restauracoes indiretas apos ciclagem termica e mecanica.

Processo: 05/59370-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Mário Alexandre Coelho Sinhoreti
Beneficiário:Alberth David Correa Medina
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microtração   Ciclagem mecânica   Adesivos dentinários   Cimentos de resina

Resumo

Uma das limitações das restaurações indiretas é a sensibilidade pós-operatória, assim como também, certa incompatibilidade entre o cimento resinoso e o adesivo. Em uma tentativa de solucionar estas limitações tem surgido uma técnica chamada de Técnica de Selamento da Dentina (TSD), que consiste em hibridizar a superfície do preparo com um adesivo e sobre este, aplicar um monômero hidrófobo ou um compósito de baixa viscosidade. Por este motivo o objetivo deste estudo será avaliar a influência da TSD sobre a resistência adesiva, nanoinfiltração e adaptação marginal de restaurações indiretas após ciclagem térmica (CT) e mecânica (CM). Este estudo será dividido em 3 Fases: A Fase I terá por objetivo identificar a melhor combinação entre adesivo/monômero hidrófobo ou adesivo/compósito de baixa viscosidade. Serão avaliados 3 adesivos (convencional, autocondicionante 2 pasos e autocondicionante 1paso), 2 monômeros hidrófobos e 2 compósitos de baixa viscosidade (convencional e nanoparticulado). Em seguida serão cimentadas as restaurações, e submetidas à CT e CM. Após estes procedimentos será avaliada a adaptação marginal, resistência adesiva e padrão de fratura. Na Fase II, utilizando os mesmos espécimes da Fase I, será avaliado o grau e padrão de nanoinfiltração. Já na Fase III, terá como objetivo avaliar a interação do tipo de cimento resinoso e TSD, na resistência de união e adaptação marginal de restaurações indiretas, após CT e M. Serão avaliados 3 cimentos resinosos (ativação: química, dual e autocondicionante) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERTH DAVID CORREA MEDINA; ANDRÉIA BOLZAN DE PAULA; SUZANA BEATRIZ PORTUGAL DE FUCIO; REGINA MARIA PUPPIN-RONTANI; LOURENÇO CORRER-SOBRINHO; MÁRIO ALEXANDRE COELHO SINHORETI. Marginal adaptation of indirect restorations using different resin coating protocols. Brazilian Dental Journal, v. 23, n. 6, p. -, 2012.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEDINA, Alberth David Correa. Avaliação da adaptação marginal, resistencia de união e nanoinfiltração de restaurações indiretas utilizando a tecnica de selamento dentinario e cimento resinoso. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.