Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes intensidades de perturbação na estrutura da comunidade de peixes de riachos

Processo: 07/02326-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcel Okamoto Tanaka
Beneficiário:Fabiano Carneiro Nassin
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Riachos

Resumo

Frente às diversas alterações que os ecossistemas lóticos, principalmente as comunidades de peixes, sofrem pela degradação física e química do hábitat, esse projeto vem avaliar a hipótese de que as comunidades de peixes respondem de diferentes formas ao grau de perturbação que é submetida. Assim, os objetivos deste projeto incluem um levantamento dos riachos de uma região pouco conhecida na região central do Estado de São Paulo, localizada numa paisagem predominantemente agrícola; descrever as comunidades de peixes presentes em riachos com diferentes graus de degradação do habitat; relacionar as comunidades de peixes encontradas à variáveis ambientais para compreender os possíveis mecanismos de alteração destas comunidades e subsidiar programas de biomonitoramento com as informações resultantes deste projeto. Para tal será realizado um levantamento dos riachos do baixo rio Jacaré-Guaçu para serem estudados. Riachos com diferentes graus de perturbação serão avaliados através de um protocolo de avaliação rápida (PAR) e classificados em classes de qualidade, como: preservado, alterado e impactado. No total serão avaliados nove riachos, três de cada classe de qualidade. A amostragem da comunidade de peixes será feita através de pesca elétrica numa extensão de 100 m em cada riacho. A estrutura das comunidades de peixes será avaliada de acordo com estimadores de diversidade, enquanto a composição destas comunidades será analisada através de Análise de Escalonamento Multidimensional, usando-se o índice de similaridade de Bray-Curtis. Ambos aspectos serão relacionados às variáveis ambientais estimadas pelo PAR, possibilitando então uma maior compreensão dos fatores que contribuem para a degradação das comunidades naturais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANAKA, MARCEL OKAMOTO; TEIXEIRA DE SOUZA, ANDREA LUCIA; MOSCHINI, LUIZ EDUARDO; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY. Influence of watershed land use and riparian characteristics on biological indicators of stream water quality in southeastern Brazil. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT, v. 216, p. 333-339, JAN 15 2016. Citações Web of Science: 23.
MARCEL OKAMOTO TANAKA; ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE SOUZA; ALEXANDRE KANNEBLEY DE OLIVEIRA; LUIZ EDUARDO MOSCHINI. Redundância entre métricas da qualidade ambiental de riachos em paisagem agrícola. Rev. Ambient. Água, v. 10, n. 4, p. -, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.