Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação do sistema dosímetro de DNA para a avaliação da ação mutagênica induzida pela radiação ultravioleta solar na molécula de DNA

Processo: 07/53722-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Carlos Frederico Martins Menck
Beneficiário:Andre Passaglia Schuch
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13255-5 - Genes de reparo de DNA: análise funcional e evolução, AP.TEM
Assunto(s):Mutagênese   Dano ao DNA   Luz solar   Raios ultravioleta

Resumo

A radiação solar é um dos principais fatores para a existência da vida na Terra. Mas, apesar de seu efeito benéfico e indispensável, os seus menores comprimentos de onda são danosos para os organismos, sobretudo devido à indução de danos no DNA, Com a descoberta da redução do ozônio estratosférico global e o possível aumento da intensidade dos raios ultravioleta (UV) que atingem a superfície terrestre, tornam a radiação UV solar um agente genotóxico ambiental de interesse social, A importância associada a este assunto se destaca no Brasil, que abrange regiões de clima tropical e subtropical, onde existe uma intensa exposição da população à luz solar e uma alta incidência de câncer de pele. Desta forma, a proposta do presente trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema capaz de avaliar os efeitos biológicos da radiação UV solar a partir dos danos provocados na molécula de DNA. Para determinar a média dos diferentes tipos de lesões de DNA formadas após as irradiações, são utilizadas enzimas de reparo de DNA (glicosilase e endonucleases) que reconhecem e clivam o sítio contendo uma lesão especifica. Complementando estas análises, são realizados ensaios de freqüências de mutação e da taxa de inativação biológica de DNA através do uso da linhagem de E. coli MBL50 e do vetor pCMUT, que transporta o gene supF como alvo mutagênico. Portanto, com o uso deste dosimetro biológico in situ serão desenvolvidas amplas análises dos níveis de produção destas fotolesões de DNA, de seus resultantes efeitos biológicos e, principalmente, dos tipos de mutações induzidas por estas lesões diretamente no ambiente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHUCH, Andre Passaglia. Avaliação da ação genotóxica induzida pela radiação ultravioleta solar na molécula de DNA. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.