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Desenvolvimento profissional e relatos de vida de professores de química: um estudo de caso múltiplo

Processo: 07/02764-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Josely Cubero
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Professor reflexivo

Resumo

Neste projeto considera-se que o ato de tornar-se professor é um processo construído a partir da história de vida educacional e ao longo da profissionalização do docente no contexto da Cultura Escolar e, portanto antecede, mas também, transcende a formação inicial. Assim, propõe-se um plano de trabalho para avaliar: i) as possíveis relações entre os episódios marcantes da história de vida dos professores de química investigados e as concepções de ensino-aprendizagem presentes na prática em sala de aula desses professores; ii) as interações profissionais implícitas no discurso dos professores que contribuem para a construção das concepções de ensino-aprendizagem utilizadas por professores de Química iii) as possíveis contribuições do processo de reflexão proposto na disciplina "Concepções de Ensino-Aprendizagem na Teoria e na Prática de Professores de Química" (ECQ 5708) para tomada de consciência dessas concepções. Espera-se promover a reflexão contextualizada sobre as contradições entre a prática pedagógica e a(s) concepção(ões) de ensino-aprendizagem expressa(s) como mais adequada(s) pelos sujeitos da pesquisa através: i) dos elementos nas narrativas dos professores, como suas trajetórias escolar e acadêmica ii) da convivência com o ambiente de trabalho, como a sua inserção cultural no tempo e no espaço;. e iii) das ações de reflexão propostas na disciplina, como: descrever, informar, confrontar e reconstruir.