Busca avançada
Ano de início
Entree

Formulação analítica para o dimensionamento de redes sem fio multihop: análise de interferência e tráfego multi-serviço

Processo: 07/02117-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Flávio du Pin Calmon
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rede de comunicação   Tráfego de rede

Resumo

Redes ad-hoc são redes descentralizadas sem infra-estrutura fixa, cujos nós comunicam entre si através de um canal sem fio. A comunicação entre um par de nós pode ser realizada diretamente ou através de múltiplos saltos. Uma questão complexa referente às redes ad-hoc é o cálculo da capacidade, i.e., estimar quantas transmissões a rede suporta, garantindo qualidade de serviço aos usuários. A capacidade pode ser dada pela probabilidade de outage, definida como a probabilidade da comunicação entre dois nós quaisquer estar indisponível devido a falta de recursos ou interferência. O grupo de pesquisa no qual o candidato está inserido desenvolveu um método analítico que utiliza o tráfego multihop e a interferência conjuntamente para o cálculo da probabilidade de outage. Esse método é inovador e não possui precedentes na literatura sobre o tema. No entanto, alguns quesitos importantes ainda estão em aberto, que podem ser resolvidos através da ampliação do método proposto. Uma dessas questões é obter uma formulação para a probabilidade de interferência entre os diversos nós da rede, valor fundamental para o seu dimensionamento. Outro ponto é a generalização do método desenvolvido para redes com múltiplas classes de serviços, permitindo sua aplicação em cenários mais realistas. Nesse sentido, este projeto de Mestrado tem por objetivo ampliar os métodos analíticos existentes para o cálculo da capacidade de redes ad-hoc de forma a abordar a probabilidade de interferência e o tráfego multi-serviço. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALMON, FLAVIO DU PIN; YACOUB, MICHEL DAOUD. MRCS - Selecting Maximal Ratio Combined Signals: A Practical Hybrid Diversity Combining Scheme. IEEE TRANSACTIONS ON WIRELESS COMMUNICATIONS, v. 8, n. 7, p. 3425-3429, JUL 2009. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALMON, Flávio du Pin. Formulações gerais e exatas para a probabilidade de outage e para o desempenho de um metodo hibrido de combinação em sistemas sem fio. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.