Busca avançada
Ano de início
Entree

La secretaria de la mujer: estado, movimento amplo de mulheres e construcao democratica no paraguai pos-ditatorial (1993-2007)

Processo: 07/54134-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Evelina Dagnino
Beneficiário:José Eduardo León Szwako
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democratizacao No Paraguai | Nova Cidadania

Resumo

Situando-se no espaço da crítica feminista à teoria política, este projeto propõe a análise de um aparato político-burocrático paraguaio. Partindo da abordagem desenvolvida por Dagníno sobre a atuação dos movimentos sociais, o texto situa as noções de nova cidadania e de projeto político como centrais para pensar a disputa pela definição de padrões e valores democráticos no contexto latino-americano. Neste sentido, a Secretaria da Mulher, órgão de Estado criado como resposta à pressão dos movimentos sociais feministas e de gênero paraguaios, é visualizada como palco sui generis das transformações políticas e culturais que atravessam o Paraguai contemporâneo. Circunscrevendo a formação sócio-histórica desse órgão, e dividindo-o em dois âmbitos empíricos, por fim, o objetivo central de pesquisa se volta para os efeitos da inserção institucional e da institucionalização do feminismo no aparato estatal paraguaio, sobre a construção democrática e, especialmente, sobre uma concepção (juridicamente restrita e restritiva) de cidadania. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SZWAKO, José Eduardo León. Del otro lado de la vereda: luta feminista e construção democrática no Paraguai pós-ditatorial. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.