Busca avançada
Ano de início
Entree

Secreção e sinalização de insulina e movimento de cálcio em ilhotas pancreáticas de camundongos suplementados com taurina

Processo: 05/59707-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Everardo Magalhães Carneiro
Beneficiário:Rosane Aparecida Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Insulina   Taurina   Canais de cálcio   Ilhotas pancreáticas

Resumo

A taurina é um aminoácido que está presente em altas concentrações tanto no interior das células como no plasma de mamíferos. Este aminoácido participa de processos biológicos como: osmorregulação, modulação do Ca2+, e age como antioxidante. No pâncreas a taurina apresenta-se em células que contêm glucagon e somatostatina, sugerindo que a liberação de taurina por estas células participe da modulação da secreção de insulina em células beta. Estudos realizados por nosso grupo, após tratamento in vitro de camundongos com taurina, demonstraram aumento da sensibilidade à glicose e da [Ca2+]i em ilhotas de Langerhans. Elaboramos este projeto, pois temos a convicção de que aminoácidos e a [Ca2+]i devem exercer um papel primordial no controle fino do processo de secreção e sinalização da insulina, pois este íon é um segundo mensageiro em muitas vias de transdução de sinal e está envolvido na sinalização exercida pela insulina em diferentes tecidos. Nosso objetivo é avaliar em ilhotas de Langerhans, de camundongos suplementados com 2% de taurina na água de beber, a secreção de insulina estimulada por diferentes secretagogos, bem como a possível modulação deste processo pela cascata de sinalização da via da PI3K e da mTOR e o seu envolvimento com as oscilações citoplasmáticas de cálcio. Além disso, verificar a expressão gênica e proteica das proteínas envolvidas nesta cascata de sinalização e do canal de cálcio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, ROSANE A.; VANZELA, EMERIELLE C.; OLIVEIRA, CAMILA A. M.; BONFLEUR, MARIA L.; BOSCHERO, ANTONIO C.; CARNEIRO, EVERARDO M. Taurine supplementation: involvement of cholinergic/phospholipase C and protein kinase A pathways in potentiation of insulin secretion and Ca2+ handling in mouse pancreatic islets. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, v. 104, n. 8, p. 1148-1155, OCT 2010. Citações Web of Science: 39.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Rosane Aparecida. Regulação da secreção de insulina em ilhotas pancreaticas de camundongos suplementados com taurina. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.