Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão gênica em Doença de Alzheimer utilizando a técnica de cDNA microarray

Processo: 05/04151-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Helena Paula Brentani
Beneficiário:Aderbal Ruy Teodoro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Expressão gênica   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência em idosos, sendo uma desordem neurodegenerativa invariavelmente fatal sem nenhum tratamento efetivo ou um exame diagnóstico antemortem definitivo. Essa doença é caracterizada por alterações neuropatológicas específicas, porém, pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares que ocorrem durante o começo da DA e/ou sua progressão. Avanços da biologia molecular e da bioinformática permitiram o desenvolvimento de metodologias poderosas com acesso a uma visão global dos processos celulares através da análise da expressão gênica diferencial. No entanto, ainda são poucos os estudos da DA com metodologia adequada para diferenciar o perfil de expressão gênica que ocorre no envelhecimento normal daquele que ocorre na DA, não resolvendo a dificuldade que existe entre diagnóstico e prognóstico por não conseguir separar antes da morte pacientes com avaliação cognitiva comprometida ou não de pacientes com anatomo-patológico comprometido ou não. Assim, para avaliar a expressão gênica na DA será utilizada a técnica de cDNA microarray, a qual permite avaliar o padrão de expressão de milhares de genes em centenas de amostras. Esse trabalho irá avaliar o perfil de expressão gênica de casos normais e com DA em regiões distintas do cérebro (hipocampo e lobo frontal) com um número de amostras grande (n = 200) visando construir classificadores que possam diferenciar quatro classes: pacientes com comprometimento cognitivo e anatomo-patológico (DA com certeza), comprometimento cognitivo mas não anatomo-patológico (DA duvidosa), sem comprometimento cognitivo mas com anatomo-patológico (DA duvidosa) e sem comprometimento cognitivo e nada no anatomo-patológico (ausência de DA). Dessa forma, a comparação do perfil de expressão gênica através dessa técnica em pacientes com e sem sintomas cognitivos poderá fornecer dados para melhor diferenciação dos pacientes com envelhecimento cerebral normal e patológico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ADERBAL R. T.; GRINBERG, LEA T.; FARFEL, JOSE M.; DINIZ, BRENO S.; LIMA, LEANDRO A.; SILVA, PAULO J. S.; FERRETTI, RENATA E. L.; ROCHA, RAFAEL M.; JACOB FILHO, WILSON; CARRARO, DIRCE M.; BRENTANI, HELENA. Transcriptional Alterations Related to Neuropathology and Clinical Manifestation of Alzheimer's Disease. PLoS One, v. 7, n. 11 NOV 7 2012. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Aderbal Ruy Teodoro da. Avaliação da expressão gênica na doença de Alzheimer através da técnica de cDNA microarray em amostras de cérebro postmortem humano. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.