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Influência de diferentes níveis de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf sobre o perfil de ácidos graxos e sabor do leite de cabras Saanen relação: estresse versus qualidade do leite

Processo: 07/54462-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:João Alberto Negrão
Beneficiário:Taissa de Souza Canaes
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse em animal   Leite de cabra   Qualidade do leite

Resumo

O leite de cabra é um produto de elevado valor biológico e nutricional devido à sua maior digestibilidade e característica dietética. Por essa razão, tem sido recomendado na alimentação de crianças, adultos e idosos alérgicos ou sensíveis ao leite de vaca. Porém, as características sensoriais peculiares do leite de cabra como odor e sabor acentuados, muitas vezes são consideradas desagradáveis ao consumo de leite, tornando-se fator de recusa. Dessa forma, a alimentação tem sido um fator preponderante na manipulação dos componentes do leite, principalmente com relação ao perfil lipídico, o qual implica diretamente no seu sabor e odor. Alguns trabalhos sobre o capim-limão têm sugerido que este alimento pode promover alterações na qualidade do leite interferindo significativamente no seu sabor. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral avaliar os níveis de capim-limão (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf) sobre as características sensoriais e físico-químicas do leite de cabras (Fase I). Para melhor entendimento das possíveis ações do capim-limão sobre o perfil lipídico do leite de cabras, os animais serão submetidos a um desafio que fisiologicamente altera o metabolismo lipídico (Fase II: estresse fisiológico via administração de ACTH). Neste contexto, busca-se contribuir para melhoria sensorial do produto tornando-o mais aceitável pelo mercado consumidor. (AU)